Qual é a diferença entre um Daily Planner e um Bullet Journal?

20:22

Oi pessoal!

Recebi muitas mensagens de pessoas com essa dúvida, e por isso resolvi fazer um post para ajudar a todos que tem, tiveram ou terão a mesma dúvida.

Fonte imagens: pinterest.com

O que é um Daily Planner?

É uma espécie de agenda atualizada ou modernizada. Para a nossa organização do dia a dia tínhamos disponível somente as clássicas agendas, que em sua maioria eram grossas e pesadas, e por isso nada práticas! Quem nunca sofreu com aquelas páginas reduzidas nos sábados e domingos? Ou aquelas informações adicionais que não ajudavam em muita coisa, como: páginas e páginas de mapas do mundo, uma pequena lista de contatos divididos pela letra dos nomes, sendo que algumas letrar tinham menos linhas que outras, moedas de vários países do mundo, etc.

Pois bem, o Daily Planner foi elaborado por pessoas que leram as nossas mentes e criaram algo mais prático, ele geralmente se caracteriza por uma organização semanal. Ocupando duas páginas abertas, no qual você poderá ter acesso rápido aos seus compromissos da semana, sem precisar ficar folheando como fazíamos na agenda. A imagem abaixo representa bem um interior de um Daily Planner semanal:

Fonte imagem: https://i.ytimg.com/vi/P3CVASV3XhM/maxresdefault.jpg
Por ser dividida em semanas, o Planner costuma ser mais fino que as agendas, e por isso mais leve e fácil de levar para onde você for. Além da organização semanal os Planners costumam ter alguns tipos de organizações diferente e super úteis, como:

  • Organização mensal:
Fonte imagem: http://www.armariodemadame.com/wp-content/uploads/2015/10/dailyplanner-3-740x500.jpg
  • Divisórias:
Fonte imagem: http://www.vivasuacasaviva.com.br/wp-content/uploads/2015/01/foto-1-362.jpg
  • Cartelas de adesivos:
Fonte imagem: http://www.vidamaterna.com/midia/2015/09/DSC_0366-650x434.jpg
Entre outros, como: calendário, capa personalizável com o seu nome, capa removível (para trocar quando se cansar), controle financeiro, objetivos do ano, realização, aniversários, etc. Essas características e acessórios variam conforme a marca do Planner

Tudo lindo até aqui, certo? Já queremos um pra ontem! Mas como nem tudo são flores, os Planners mais lindos que você encontra na internet são importados, mas grande parte deles você pode comprar pela internet com entrega para o Brasil, mas os preços não são nada amigáveis, além de ser vendido em dólar, ainda tem o frete, que costuma ser quase que o valor do próprio Planner. Prepare-se para desembolsar algo em torno de 250 reais (os mais baratos). No Brasil temos poucas opções, e costumam ser ainda mais salgadas! Uma bagatela de 460 reais!!! 

Por isso muitas pessoas estão montando os seus próprios Planners, e para isso é preciso uma certa habilidade com programas de computador e uma boa dose de paciência! 

O que é Bullet Journal?

É uma forma de organização mais personalizada, pois basta um caderno ou livro em branco lindinho, e muita criatividade!

Journal é diário em inglês, e daí você já pode entender a proposta de um Bullet Journal, que nada mais é que uma junção de diário com agenda (ou Planner). O interessante é que um Bullet Journal pode ser o que você quiser! Você pode imitar um Daily Planner fazendo assim: 

Fonte imagem: https://br.pinterest.com/pin/57632070211767528/
Você pode se organizar da melhor forma possível, pois é totalmente personalizável. Pode começar de num jeito e ir mudando com o passar das páginas. Você pode usar um Bullet Journal para:
  • Organização semanal, mensal ou diária;
  • Se estiver de dieta, você pode montar um diário com as refeições consumidas no dia, elaborar cardápios da semana, incluir tabela de calorias, lista de compras de mercado, etc;
  • Para a galera fitness, um diário das atividades praticadas, receitas com Whey Protein, progresso das atividades, etc;
  • Blogueiras podem se organizar de forma super criativa, além de controlar os dias das postagens, você pode incluir ideias de assuntos para futuros posts;
  • Ficou noiva recentemente? Você poderá ter um Bullet Journal para organizar o seu casamento, com planilha de gastos, contatos de serviços, ideias para a festa e cerimônia, lista de convidados, lista de presentes, etc;
  • Está gravida e gostaria de relatar tudo? Você poderá ter um diário fofo e personalizado com depoimentos de cada momento, assim como diário das consultas, ideias de nomes para o bebê, controle dos exames que precisa fazer, ideias para montar o quarto do futuro membro da família, etc;
  • Um diário de viagem, com fotos e depoimentos de uma viagem inesquecível, para ler sempre que tiver com saudades.
As possibilidades são infinitas, você pode ter um Bullet Journal para cada assunto, ou até mesmo vários assuntos em um só, e carregar sempre com você. Além de ser um acessório único, ninguém terá um igual ao seu! 

Abaixo algumas imagens e ideias de Bullet Journals:

Fonte imagem: https://br.pinterest.com/pin/57632070211866875/
Fonte imagem: https://br.pinterest.com/pin/57632070211865839/
Fonte imagem: https://br.pinterest.com/pin/57632070211709071/
Fonte imagem: https://br.pinterest.com/pin/57632070211654351/
Fonte imagem: https://br.pinterest.com/pin/57632070211278874/

Agora conte para a gente: você é #teamplanner ou #teambulletjournal ? 

Você também vai gostar

4 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. excelente matéria! muito útil e bem escrito. com essa tendencia de organização, para além de uma 'simples' agenda, fiquei bastante confusa com essas duas vertentes e este texto foi bem esclarecedor!
    valeu

    ResponderExcluir
  3. Amei a postagem! Só a parte que fala sobre os preços dos planners que eu não concordo. Comprei o meu pela WishPlanner e em dezembro do ano passado paguei 120 reais (90 reais do planner + o frete). O pessoal de lá é muito querido e o produto é muito bem feito. Sou #teamplanner pela praticidade.

    ResponderExcluir